terça-feira, 8 de julho de 2014

Leitura Deleite: O PASTOR E SUAS OVELHAS

EMEF Antônio Cortez


Os alunos montaram  o cenário com  um Pastor e as ovelhas


Contando a  história



Realizaram  a produção textual através da escrita ou desenho ou o registro de como o pastor  contava suas ovelhas. 

            Foi questionado sobre como o pastor contava suas ovelhas  se ele não conhecia  os números? Cada criança registrou  imaginando essa contagem.
            A aluna Brenda Laís Secco  contou para a turma que o pastor largava as ovelhas de 10 em 10  e marcada cada ovelha com uma pedrinha. 


            A aluna Stefhany  relatou para a turma que o pastor tinha 100 ovelhas e cada ovelha correspondia uma pedrinha. Quando as ovelhas voltaram do pasto ele percebeu, pois sobrou  uma pedrinha então  faltava uma ovelha. A mesma registrou para  explicar  aos colegas  a ovelha e a pedra  em vermelho fora do círculo. Podemos perceber através do desenho que  cada grupo de ovelha correspondia  as pedras.



Partido da história foi realizada  a retomada do estudo  das horas onde os alunos  marcaram a hora que o pastor   saiu  e a hora do retorno.
        Foi  oportunizada a formação de números e atividades de adição e subtração.

            Pesquisa com as famílias envolvendo as seguintes questões: tosa das ovelhas-  quantidade de lã- gestação- utilidades da lã – e da ovelha-  


            Jogo com o dado de bolso  com diferentes curiosidades sobre as ovelhas.
CURIOSIDADES


As ovelhas são chamadas de ruminantes porque têm mais de um estômago. Isto significa que elas conseguem digerir grãos que outros animais (tais como o cão, por exemplo) não conseguem.( FIQUE ONDE ESTÁ)

Na Escócia, roubar ovelhas ainda é um crime punido com enforcamento. ( Volte uma casa)

As ovelhas são geralmente ou brancas ou pretas.  ( Avance duas casas)

Algumas ovelhas brancas podem parecer castanhas, mas isso é por estarem sujas!(  avance três casas)

As ovelhas preferem beber água corrente e é raro beberem água estagnada. ( avance três casas)

Apesar de não ser a sua atividade preferida, as ovelhas também conseguem nadar quando é preciso (inundações, etc...). ( Fique onde está)

Haviam pelo menos 2.386 espécies diferentes de ovelhas no País de Gales antes de este ser habitado. (retroceda duas casas)

Se virares uma ovelha de patas para o ar ela não se conseguirá levantar sozinha. Se uma ovelha ficar muito tempo de barriga para cima ela morre. Por isso, quando vires uma ovelha de pernas para o ar, por favor ajuda-a a levantar-se. ( Avance cinco casas)

As ovelhas e as vacas comem a placenta após o parto.( fique onde está)

70% de toda a lã do mundo vem da Austrália. Eles têm cerca de 126.000.000 de ovelhas que utilizam quase metade do continente da Oceânia para pastar. ( avance uma casa)

As ovelhas fazem "mééééé" em tons diferentes. Algumas chegam quase a fazer "muuuu" como as vacas, enquanto que outras quase não se ouvem. ( avance duas casas)

As ovelhas não gostam que lhes façam festas no pelo. Assim que são tosquiadas tornam-se extremamente amigáveis. ( retroceda uma casa)

As ovelhas não têm os dentes incisivos de cima. ( avance duas casas)
A ovelha Dolly tem esse nome porque ela foi criada a partir de uma célula da glândula mamaria da mãe, e em homenagem aos grandes seios de Dolly Parton. ( fique onde está)

            O jogo foi realizado primeiramente na sala de aula, pois estava chovendo. Em outra oportunidade foi realizado no pátio


 Este plano tem continuidade...



Nenhum comentário:

Postar um comentário